Hoje trazemo-vos um projeto de reabilitação, de autoria do estúdio DC.AD. Este consiste num apartamento de 70m2, localizado no centro da capital portuguesa, e destina-se a alugueres de pouca duração, como por exemplo, a estudantes. Dado ao estado decadente do apartamento, novas infraestruturas foram (re)construídas, mas nunca ignorando as suas características originais.


O estúdio começou pela remodelação completa da estrutura da casa, sendo esta constituída por paredes similares e uma só parede que as atravessa e entrava a totalidade da estrutura. Preservou-se as argamassasestragadas, mas manteve-se a mesma aparência, como uma ode à sua textura de outrora, rugosa. A distância entre os apoios foi, também, inspirada nos vãos originais, preservando, assim, a uniformidade da fachada interior e exterior. Seguiram o projeto com a instalação de um revestimento liso, de madeira, ao nível dos parapeitos, e nas paredes de toda a casa. Assim, resolveram-se os mais variados problemas numa só solução, tais como o remate entre o chão e a parede.



No coração da casa encontramos as divisões funcionais, sendo estas as duas casas de banho e a estreitamente comprida cozinha, resultando, deste modo, como um separador do espaço pessoal de cada um. Estas divisões encontram-se isoladas pela grande sala, num dos extremos, privilegiada de imensas janelas, e pelos dois quartos, num outro extremo. Foram colocados quatro painéis giratórios, dando, deste modo, a sensação de fluidez e uma fácil circulação de luz solar tanto de Norte, como de Sul.



Em suma, o projeto conseguiu conjugar a complexidade do histórico com a simplicidade do contemporâneo, alcançando, com simplicidade, a perfeita harmonia entre ambos.
Informação do projeto
Nome: Academia das Ciências
Tipologia: Apartamento
Arquitetura, Designer de Interiores e Design de Produto: DC.AD
Ano de projeto: 2017
Localização: Lisboa
Fotografia: Francisco Nogueira
                            
Mai 3.2018 / 5:41 pm /
este projeto é do arquiteto Duarte Caldas e não de João Pedro Cavaco.
Mai 4.2018 / 10:27 pm /
Olá Sara, a ideia que queriamos passar era a que quem coordenou a equipa foi João Pedro Cavaco, pois foi essa a informação que nos foi passada.
Obrigado pelo comentário.
Set 9.2018 / 7:20 pm /
Caro Pedro. A informação que está a passar está errada e agradecia que a alterasse. A autoria, como refere no seu texto, não é, apesar de ter coordenado o projecto, do Arquitecto João Pedro Cavaco mas do estúdio DC.AD.
Obrigado.
Set 12.2018 / 10:40 pm /
Obrigado pelo comentário, está corrigido.