Como são os estúdios e escritórios dos criativos?

Quem é criativo gosta sempre de passar um pouco da sua personalidade para o escritório onde trabalha todos os dias, pelo que, muitas das vezes, estes refletem o que passa na mente do criador.

E porque isso acontece, fomos procurar como são os estúdios ou espaços onde os criativos elaboraram as suas peças. Neste artigo vamos destacar alguns realizadores como Quentin Tarantino e Casey Neistat, passando também por escultores, pintores ou artistas de rua como Banksy.

 

Yves Saint Laurent   Fonte: Desconhecida

 

Yves Saint Laurent (1936-2008) foi um designer de moda nascido em Oran, Argélia. Saiu da sua terra natal para começar a trabalhar em Paris com o designer Christian Dior e ganhou reconhecimento pelos vestidos que desenhava. Em 1966 lançou a sua própria marca e desenhava adaptações de tuxedos para mulher. Tornou-se um ícone na moda. Acabou por reformar-se em janeiro de 2002 e falecer 6 anos mais tarde.

 

Will Wright   Fonte: Wired

 

Will Wright é um designer de jogos americano, co-fundador da Maxis (empresa que desenvolveu o jogo SimCity, The Sims e Spore). Começou a sua caminhada com um curso de arquitectura, seguido de engenharia mecânica e acabando por terminar num curso de computadores e robótica sem nunca obter um diploma. Os jogos continuavam a consumir todo o seu tempo e este hobby levou-o a desenhar jogos. Em 2009 saiu da Maxis, que já pertencia à EA, e dedicou-se ao seu estúdio Stupid Fun Club.

 

Quentin Tarantino   Fonte: Desconhecida

 

Quentin Tarantino dispensa apresentações. Produtor, Ator, Diretor nasceu em Tennessee em 1963 e mudou-se para California ainda em criança. A sua paixão pelos filmes cresceu quando trabalhou no videoclube Video Archives, em Los Angeles, e por lá escreveu o guião de True Romance e Natural Born Killers. O primeiro Oscar veio com o Pulp Fiction (1992) e o segundo com Django Unchained (2012), 20 anos depois.

 

Pablo Picasso   Fonte: Presstiz

 

Pablo Picasso (1881-1873) foi um artista espanhol que poucos devem desconhecer. Nascido em Málaga, tornou-se num dos maiores e mais influenciadores artistas do século 20, criando, juntamente com Georges Braque, o Cubismo, um conhecido movimento artístico. Além da sua faceta mais conhecida, a pintura, Picasso também era escultor, ceramista e designer de cenários para teatros. El Guernica, Los Tres Músicos e Las señoritas de Avignon são das obras mais populares de Picasso.

 

Leonardo da Vinci   Fonte: Léonard de Serres

 

Leonardo da Vinci (1452-1519), foi um escritor, matemático, inventor e artista italiano, nascido em Vinci, Itália. Algumas das suas obras, como a Última Ceia ou o famoso retrato Mona Lisa, influenciaram toda a história da arte. Poucas são as pinturas cuja autoria lhe é atribuída, devido ao facto de da Vinci ser o homem dos 7 ofícios, mas foram alguns documentos e esboços encontrados séculos depois da sua morte que o tornaram um dos artistas mais influentes e prestigiosos no período renascentista.

 

Jo Davidson   Fonte: FDR4Freedoms

 

Jo Davidson (1883-1952) foi um escultor americano. Destacou-se pela forma como fazia os seus bustos, pois não requeria que as pessoas pousassem para ele, bastava apenas observá-las enquanto falavam tranquilamente com ele. Foi com argila que fez o busto de Jules Semon Bache, de Franklin D. Roosevelt esculpido em mármore e de Gertrude Stain, feito em bronze.

 

Claude Monet   Fonte: Giverny Impressions

 

Claude Monet (1840-1926) foi um pintor pioneiro no movimento artístico impressionista.Viveu a sua vida entre Paris e Normandia. O termo impressionismo surgiu quando um crítico observou e comentou um dos primeiros quadros, “Impressão, nascer do sol”, justamente o quadro mais conhecido do artista.

 

Casey Neistat   Fonte: Wired

 

Casey Neistat não foi o primeiro vlogger no YouTube mas é o mais influente nos dias que decorrem. Mudou-se ainda jovem para Nova Iorque e trabalhou durante 5 anos num restaurante, até ter dinheiro para investir na sua carreira cinematográfica. Vendeu o seu primeiro grande projeto para a HBO, chamado Neistat Brothers. Posteriormente começou a contar pequenas histórias em formato de vídeo, colocando-as no YouTube, o que lhe deu projeção para outros trabalhos, até se tornar vlogger.

 

Banksy   Fonte: Unknown

 

Acredita-se que Banksy tenha nascido em 1974 ou 1975, em Bristol, mas essa é a única informação que se tem dele. É um artista de rua, com obras, não só na sua terra natal mas também em Londres, Los Angeles, Nova Iorque, Melbourne, San Francisco, entre outras. O seu estilo stencil é muito característico e é através das suas obras que expressa as suas criticas à sociedade.